Páginas

domingo, 15 de abril de 2012

Insurgentes Talibãs praticam uma série de ataques no Afeganistão


Uma série de ataques coordenados pelos Talibãs no Afeganistão atingiu algumas embaixadas, a sede Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na capital Cabul e também o parlamento afegão, além de a insurgência ter atingido outras províncias do país neste domingo. O grupo afirmou que este ataque é apenas o início de uma “Ofensiva de Primavera”.  Entre as embaixadas consideradas alvos pelos Talibãs estavam a do Reino Unido e a da Alemanha.  Já a embaixada norte-americana foi fechada assim que os ataques se iniciaram.

O porta-voz do grupo Talibã, Zabihullah Mujahid, afirmou que os ataques deste domingo foram uma resposta à queima de cópias do Corão em uma base da Otan, pelo assassinato de 17 civis afegãos cometidos por um soldado norte-americano e por vídeos que mostram fuzileiros navais, também norte-americanos, urinando em militantes mortos.

Os ataques foram realizados com lança-granadas e rifles a partir de um hotel próximo as embaixadas e também por homens-bombas. Os Talibãs tomaram outros prédios e tentaram invadir o parlamento. Do lado dos Talibãs, 19 homens-bomba estão entre os mortos e foram relatadas cinco mortes de policiais afegãos. Este foi considerado o pior ataque dos insurgentes desde que o país foi invadido pelos Estados Unidos em 2001. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário